Soja – Performance de Gigamix no controle da ferrugem asiática

thomas-kinto-y-hLxayf194-unsplash (1) (1) Cropped

RELATÓRIO FINAL DE PESQUISA
Área de Pesquisa: Fitopatologia & Herbologia
Proteção de Plantas – Ferrugem em Soja
Safra 2017/2018 (SIQUERI et al., 2018)

Eng. Agr. Fabiano Victor Siqueri
Eng. Agr. Ivan Pedro de Araújo Jr.
Enga. Agr. Alana Tomen

O presente trabalho foi desenvolvido para avaliar a performance do programa de aplicação dos produtos Gigamix sobre o controle da ferrugem asiática da soja. O experimento de campo foi conduzido com a cultivar TMG 1188 RR em uma fazenda do estado do Mato Grosso, localizada no município de Pedra Preta. O manejo fitossanitário seguiu o modelo proposto pela fazenda e foram avaliados 2 tratamentos, sendo um com produtos Gigamix e uma testemunha padrão de fungicida.
O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados com 4 repetições. A avaliação do índice de severidade foi obtida através da observação da área foliar infectada em cada parcela segundo a escala de Godoy et al. (2006). Esses valores, posteriormente, foram convertidos em Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD).

No gráfico 1 estão apresentados os resultados de severidade de doença aos 33, 43, 51, 58 e 65 dias após aplicação em V8 (DAT) para os tratamentos. A severidade da testemunha no início de R5.1 foi de 2,3%. Aos 65 DAT, estando à soja em R6, o percentual evoluiu para 40%. Neste mesmo período, o tratamento com Gigamix ficou em 31,3%.

 

 

Considerando o a Área Abaixo da Curva de Progresso da Doença (AACPD), verificou-se que o tratamento com Gigamix propiciou menor progresso da ferrugem, resultando em uma eficácia de controle de 53%.

 

 

Conclusão: 


O uso dos produtos Gigamix aumentou significativamente o controle sobre a ferrugem em soja quando comparado ao tratamento padrão de fungicida.

Foi observado maior patamar numérico de produtividade variando de 32 para 34 sc/ha (incremento de 6,2%) obtido no protocolo Gigamix.

Não foram verificados sintomas de fitotoxidez aparente nas parcelas tratadas nas condições em que os ensaios foram conduzidos.

Compartilhe esse Post

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email

Outros posts

Acompanhe-nos:

Gigamix Tecnologias Futuras LTDA © Todos os direitos reservados