LAUDO DE ENSAIO DE PESQUISA
Fundação Agrária De Pesquisa Agropecuária – FAPA
Área de Pesquisa: Fitopatologia – Mancha amarela e bacteriose em trigo
Guarapuava – PR – Safra 2019/2020
Heraldo R. Feksa – Pesquisador
Cristiane G. Gardiano – Pesquisadora
Berthold Duhatschek – Técnico Agrícola
O objetivo do ensaio foi avaliar o posicionamento do produto Scudero no controle de doenças da cultura do trigo, sendo elas mancha amarela e bacteriose. O experimento foi instalado na estação experimental da FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, localizada no distrito de Entre Rios, Colônia Vitória, município de Guarapuava/PR. No ensaio foi utilizada a cultivar de trigo Tbio Toruk, semeada na data de 24/06/2019. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições e sete tratamentos, apresentados no Quadro 1. Além de severidade de mancha amarela e bacteriose, depois de realizada a colheita, determinou-se rendimento (kg/ha), peso de mil sementes (PMS) e peso hectolitro (PH), corrigidos para 13%.
Na tabela a seguir estão descritos os resultados ao final do ensaio para rendimento, peso de mil sementes (PMS) e peso hectolitro (PH).
Com relação a rendimento, PMS e PH, todos os tratamentos apresentaram valores maiores que a testemunha, diferindo estatisticamente desta. A figura 2 apresenta os incrementos em produtividade para cada tratamento em comparação à testemunha T1.
Conclusão:
Todos os tratamentos com Scudero Ultra apresentaram eficiência para controle de mancha amarela e bacteriose em trigo, com destaque para o tratamento 7. Enquanto a testemunha apresentou 62,4% de severidade para mancha amarela e 50,2% para bacteriose, T7 apresentou 5,6% e 3,1%, respectivamente.
Os tratamentos com Scudero Ultra promoveram aumentos na produção, com incrementos variando de 91,2% a 110%.