Gigamix e a potencialização do controle da ferrugem asiática

LAUDO DE ENSAIO DE PESQUISA
Fundação Agrária De Pesquisa Agropecuária – FAPA


Área de Pesquisa: Fitopatologia – Ferrugem em Soja
Guarapuava – PR
Safra 2017/2018


Heraldo R. Feksa – Pesquisador
Cristiane G. Gardiano – Pesquisadora
Berthold Duhatschek – Técnico Agrícola

O experimento foi instalado na estação experimental da FAPA – Fundação Agrária de Pesquisa Agropecuária, localizada no distrito de Entre Rios, Colônia Vitória, município de Guarapuava, PR. No ensaio foi utilizada a cultivar de soja BMX Apolo RR, semeada no dia 20/11/2017. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com 4 repetições, com parcelas de no mínimo 15 m2.

Os fungicidas utilizados foram Fox-Elatus-Elatus-Aproach, sendo um experimento com alvo a ferrugem asiática na cultura da soja.

Foram realizadas a avaliação de severidade da ferrugem asiática, a Área abaixo da curva do progresso da doença (AACPD) e eficiência do produto no controle da doença (%) e, após a colheita, o rendimento (kg/ha).

Na quinta avaliação (R5.1), quando a testemunha apresentava valor de severidade igual a 93,0%, todos os demais tratamentos apresentaram valores inferiores a esta, variando de 6,2% a 12,5% . O tratamento  (Fox + Scudero/ Elatus + Scudero/ Elatus + Scudero/ Aproach Prima + Scudero) foi o que apresentou o menor valor (6,2%) diferindo dos demais.

Quanto a AACPD todos os tratamentos apresentaram valores inferiores à testemunha, diferindo estatisticamente desta. O tratamento (Fox + Scudero/ Elatus +Scudero/ Elatus + Scudero/ Aproach Prima + Scudero) foi o que apresentou o menor valor, diferindo dos demais.


Gráfico 1: Percentual de Severidade de ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi) demonstrando a eficiência dos produtos avaliados após a aplicação, na cultura da soja, safra verão 2017/18, FAPA.

Gráfico 2: Incremento de produtividade dos produtos avaliados após a aplicação, na cultura da soja, safra verão 2017/18, FAPA.

Conclusão

Para avaliação da ferrugem asiática, todos os tratamentos diminuíram a severidade da doença em todas as avaliações, ficando bem abaixo da testemunha, na avaliação final quando a testemunha estava com 93,0% de severidade, o tratamento (Fox + Scudero/ Elatus + Scudero/ Elatus + Scudero/ Aproach Prima + Scudero) foi o que apresentou o menor valor de severidade e AACPD.