Efeito de Gigamix Plus na cultura da soja

RELATÓRIO TÉCNICO
Cooperativa Agropecuária e Industrial Celeiro do Norte – COACEN

Eliezer Antonio Gheno
Área de atuação: Ciência das Plantas Daninhas

O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito de Gigamix Plus na cultura da soja quando aplicado em diferentes períodos de desenvolvimento. Foram comparados 3 tratamentos: padrão COACEN, concorrente e protocolo Gigamix.

O experimento foi instalado no Centro de Pesquisa da COACEN, localizado no município de Sorriso/MT, no período de 27/11/2019 a 13/03/2020. No ensaio foi utilizada a cultivar Maracai IPRO. Cada unidade experimental foi composta por oito linhas de soja com 6 metros de comprimento. O delineamento utilizado foi de blocos casualizados, com cinco tratamentos e quatro repetições. A avaliação de severidade de mancha-alvo (Corynespora cassiicola) foi feita após o término das aplicações dos tratamentos (R6). O rendimento foi calculado com ajuste de umidade a 14%.,3

Nas condições em que o experimento foi conduzido, pode-se concluir que a aplicação de Gigamix Plus associada aos fungicidas testados propiciou menor severidade da mancha-alvo, sendo o tratamento que se diferenciou estatisticamente da testemunha. Os resultados estão apresentados na Figura 1.

Figura 1 – Severidade de Mancha-alvo. (Fonte: Coacen, 2020)

O uso de Gigamix Plus gerou um incremento de produtividade superior à concorrência. A produtividade obtida para o protocolo Gigamix diferiu estatisticamente do padrão COACEN (Figura 2).

Figura 2 – Produtividade. (Fonte: Coacen, 2020)